Pesquisar este blog

quinta-feira, 24 de março de 2011

Dez dicas para se ter uma gravidez saudável e tranqüila e Novidades da Gravidez

Você fez um exame de gravidez e o mesmo deu positivo, tenha em mente que a partir de agora há alguém dentro de você e que precisa alem de cuidar de si mesma de mais uma pessoa. A única coisa que uma mãe novata tem que ter em mente é de Que ela Precisa se Cuidar Melhor, pois tudo que você absorve como os alimentos, as emoções que sente, a luz solar, as atitudes, os vícios entre outras coisas, pois se lembre de que tudo disso é passado para ele. Então, para ajudá-la a ter uma gravidez tranqüila e garantir com que seu bebê chegue em seu braço forte e sadio aqui vão algumas dicas:

1º) Aprender a dormir corretamente, pois o corpo precisa estar apoiado em um colchão macio e firme, o travesseiro deve ser fino e da mesma altura do corpo. Depois do segundo trimestre está na hora de usar três, onde o mais fino deve ficar debaixo da barriga, outro no meio das pernas e o outro na cabeça e utilize também uma colcha bem fina. A posição certa para se deixar é do lado esquerdo.
2º) Proteja-se do Sol porque a ocorrência de manchas durante a gravidez é maior, sobretudo no rosto e colo. Para previni-las use filtro solar 30, junto com bonés, chapéus de abas largas e óculos solares.
3º) Hidratar a Pele para não ter estrias nos seios e também no abdômen, pois essas estrias são bem mais comuns por causa do estiramento da pele. Então, hidrate a pele pelo menos duas vezes ao dia com hidratantes a base de óleo de mosqueta, semente de uva e elastina. É importante ressaltar que o controle no ganho excessivo de peso também ajuda a não possuir estrias. Uma dica após o parto é usar peelings químicos. Outra dica é fazer esses tratamentos estéticos que ajudam e muito a estética da gestante, opte por drenagem linfática e limpeza de pele.
4º) Cuidar dos Cabelos, pois durante a gravidez os cabelos ficam mais volumosos e bonitos. Então, mantenha o corte em dia, hidrate os fios duas vezes na semana e o mais importante nada de tinta.
5º) Pratique Exercícios Físicos, pois movimentar o corpo melhora a circulação, elasticidade da pele, condicionam a musculatura pélvica e oxigenação da pele. Os exercícios mais indicados são: alongamento, hidroginástica, ginástica e ioga.
6º) Utilização de Meias Elásticas a partir do quarto mês de gestação, pois as mesmas impedem o surgimento de varizes e hemorróidas. Compre a meia-calça Kendall para Gestantes.
7º) Saiba Escolher o seu Guarda-Roupa, pois é muito comum na gravidez a temperatura corporal aumentar e com isso a gestante sente mais calor e os pés incharem. Então, escolhas roupas de algodão, bem arejadas e largas sem elásticos apertando. Já, os sapatos optem por abertos para ajudam na transpiração. A dica é utilizar sandálias anabelas.
8º) Tenha uma Vida Sexual Saudável porque o sexo não faz mal nenhum ao bebê quando a gravidez é saudável.
9º) Faça um Pré-Natal, pois esses garantem a saúde do bebê.
10º) Tenha uma alimentação saudável e o recomendado é não ultrapassar 12 quilos e que não seja inferior a nove quilos. A dica de consumo é proteínas de animal e vegetal, vegetais verdes escuros, sardinha, salmão e atum, frutas, verduras, líquidos, cereais integrais entre outros. Já, do outro lado é melhor parar de comer: alimentos salgados, chocolate, gordura, fritura, enlatados, embutidos, margarina, doces, molho e manteiga.



Tudo muito fácil e prático, né.

Agora novidades do baby: faremos a tão esperada Ultra-sonografia para descobrir o sexo do bebê na próxima terça-feira - dia 29/03 às 17h. Mamãe e papai estão mais do que ansiosos. Mamãe não para de procurar fotos de quartos, de decoração de chá de bebê e de lembrancinhas.

E a mamãe queria agradecer às outras grávidas e mamães que tem dado muito apoio nas dúvidas, especialmente a Tia Mirella - futura mamãe do João, a Tia Carlinha - mamãe da Pietra, a Tia Kátia - mamãe da Carol e do Lucas, a Tia Daniela - mamãe da Nathália e a Tia Fernanda - futura mamãe da Beatriz. Todas tem aturado muito a mamãe no facebook, risos.

E obrigada também a todas as mensagens de carinho e comentários recebidos por e-mail, no blog e no facebook. Mamãe fez um arquivo no Word e está guardando todos para eu ler quando for maiorzinha.

Beijos mil para todos vocês!!!!

E contagem regressiva: 5 dias!!!

Remédios e Alimentos proibidos na Gravidez

Amigos e amigas,


Hoje farei um post sobre as proibições da gravidez. Espero que sirvam de orientação para as grávidas e as treinantes!!! Mas de qualquer maneira, havendo dúvidas consulte sempre seu médico.






Remédios essenciais:


6 meses antes de Gravidez: Ácido Fólico - O tubo neural é formado logo no primeiro mês da gestação e é o sistema nervoso primitivo do feto. Ele se desenvolverá para a formação do cérebro e da medula espinhal do bebê. Minha médica me mandou tomar durante toda a gravidez.


Nos 4 primeiros meses: Ômega 3 - tomei o Ômega Mater - Uma maior ingestão de ómega 3 durante a gravidez diminui o risco de partos prematuros edepressão pós-parto.


Vitaminas - Materna - Minha médica só passou a partir do 4º mês.


Remédios liberados na Gravidez:


Azia e Enjôos - Meclin, Dramin B6 e Mylanta Plus
Dores em geral - Somente Paracetamol
Congestão Nasal: Somente soro fisiológico


Drenagem Linfática e exercícios: Minha médica ainda não liberou. Acho que a partir de abril...


Alimentos proibidos na Gravidez

Atum, salmão, peixe-espada, espadarte...
Os peixes grandes de profundidade acumulam mercúrio metílico, que ingerido em quantidade pela mãe pode prejudicar o desenvolvimento do cérebro e do sistema nervoso do bebé. Não quer dizer que não possa comer este tipo de peixes de vez em quando, mas convém limitar o seu consumo. Prefira o peixe mais pequeno.
Quanto ao peixe de rio, também não é muito seguro: pode estar contaminado com alguma bactéria ou agentes químicos.

Peixe e marisco crus
Reduza os riscos de intoxicação alimentar, evitando peixes e mariscos crus ou mal passados. São especialmente vulneráveis à contaminação por vários tipos de bactérias. Fãs de sushi devem fazer um intervalo. As grávidas devem também evitar o marisco cru, incluindo ostras, ameijoas, etc. O marisco pode ser consumido quando bem cozinhado.

Ovos e carne mal passada
A carne mal passada seja qual for a sua origem - pode conter bactérias ou vírus, um dos quais aquele que provoca a infecção por toxoplasmose. Por isso, se não está imune, evite bifes em sangue, bife tártaro ou outros pratos em que a carne não tenha sido bem passada.
O mesmo acontece com os ovos. Não os consuma com a gema ainda líquida. Da mesma forma, evite preparados que contenham ovos crus ou mal passados como é o caso da maionese e outros molhos e de algumas sobremesas como mousses.

Queijos moles não pasteurizados
Para evitar o contágio por listeria, evite produtos de origem láctea não pasteurizados (como queijos moles como camembert, brie, feta), queijos com veio azul, o fiambre, os patés frescos (nos de conserva não há riscos), o salmão fumado (não cozinhado) e os vegetais crus que não tenham sido muito bem lavados ou desinfectados.

Sumos de fruta não pasteurizados e vegetais crus mal lavados
Estão mais sujeitos a conter germes, tal como acontece com as saladas que não são bem lavadas. Prefira sumos pasteurizados, ou os naturais feitos em casa, com condições de higiene controladas. Desinfecte bem os vegetais das saladas, deixando-os de molho com vinagre ou com um desinfectante próprio para alimentos.

Café em excesso
Beber um ou dois cafés por dia não tem contra-indicações e até pode ser benéfico para quem tem a tensão arterial demasiado baixa. Isto equivale a 300mg de cafeína por dia, o limite máximo recomendado. Não se esqueça que o chá, bebidas energéticas, refrigerantes tipo cola também entram nestas contas. O excesso de cafeína aumenta o risco de aborto e de baixo peso à nascença.

Álcool
É mais do que conhecido o seu efeito nefasto sobre o desenvolvimento do bebé. Seja cerveja, vinho ou outras bebidas. Prefira uma dieta com zero por cento de álcool, porque não é conhecido um limite de álcool seguro.

Amendoins
Dependendo do historial clínico familiar, o seu bebé terá mais ou menos probabilidades de desenvolver alergias. Mas a forma como se introduzem os alimentos e se fazem os primeiros contactos com as substâncias também terão relevância. Se evitar, durante a gravidez, os alimentos com mais potencial alérgico, estará a reduzir as hipóteses de o seu bebé desenvolver mais tarde alergias. Por isso, no caso de haver caso de alergias a amendoim na família, evite este alimento durante a gravidez e a amamentação. Caso contrário, não precisa ter esta preocupação.


Adoçante
Se é saudável e costuma usar adoçante, considere a hipótese de substituir por açúcar. Substâncias como sacarina e ciclamato, presentes em alguns adoçantes, são apontadas como potencialmente cancerígenas e associadas a malformações no bebé. Apesar de não haver ainda estudos suficientes para indicar qual a quantidade que será seguro ingerir de forma a não prejudicar o bebé, é sempre melhor prevenir.
Quanto aos adoçantes à base de aspartame, não estão associados a complicações e poderão ser a melhor opção para grávidas com diabetes. Para quem é saudável, o melhor mesmo é fazer uma dieta equilibrada e variada, onde o açúcar pode entrar com moderação.
Minha médica proibiu qualquer tipo de adoçante, então converse com a sua médica.


Chás na berlinda

Chás
Efeitos
Pode/Não pode? 
Chá verde
Acelera metabolismo e não tem um estudo definido
Não pode
Chá branco
Acelera o metabolismo
Não pode
Chá preto
Hiperacidez, redução do apetite e prisão de ventre
Não pode
Chá de erva doce
Calmante
Pode
Chá de canela
Relaxante
Não pode
Chá de cravo-da-índia
Relaxante
Não pode
Chá de erva cidreira
Calmante
Pode
Chá mate
Não realiza a adequada absorção de proteínas, ferro e cálcio
Não pode
Chá de alfazema
Tranquilizante
Pode